sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Primeiro grande predador da história tinha visão privilegiada, diz estudo

Olho do 'Anomalocaris' tinha cerca de 16 mil lentes. Parente dos atuais camarões viveu no mar há mais de 500 milhões de anos.

 07/12/2011 http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/
 

Ilustração de como seria o 'Anomalocaris' (Foto: Katrina Kenny / University of Adelaide)
 

Do G1, em São Paulo
 
A descoberta de como funcionava a visão desse animal aparece na edição desta quinta-feira (8) da revista científica “Nature”. Ela se baseia em fósseis descobertos na Ilha do Canguru, na costa da Austrália, de um animal que viveu 515 milhões de anos atrás.

O artigo é assinado por uma equipe internacional de cientistas, liderada por John Paterson, da Universidade da Nova Inglaterra, nos EUA.

O olho deste animal media entre 2 e 3 centímetros e era composto por cerca de 16 mil lentes – segundo os pesquisadores, é um dos olhos com mais lentes que já existiram. A estrutura se assemelha à das atuais libélulas.

Também por isso, a descoberta fortalece a teoria de que o Anomalocaris era um parente dos artrópodes – grupo que inclui desde insetos a caranguejos e lagostas, passando pelas aranhas.

Os cientistas disseram também que a visão desse animal era precisa e sofisticada, e serviu como uma arma para que ele se mantivesse no topo da cadeia alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário